Fórum Agro reúne com governador de MT para resolver demandas do setor produtivo rural
Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
VTN 2018
Prêmio Sistema Famato em Campo
TV Famato, informação sempre perto de você
   
 
 
05 de Jun de 2018

voltar
 
REUNIÃO
Fórum Agro reúne com governador de MT para resolver demandas do setor produtivo rural
Ascom Famato
 

Lideranças das entidades que fazem parte do Fórum Agro de Mato Grosso foram recebidas ontem (04/06) pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Esta foi a primeira reunião para resolver as demandas já apresentadas pelo setor produtivo rural em outros encontros relacionadas aos assuntos ambiental, tributário e fundiário e que estão impactando na atividade agropecuária.

 

Entre os assuntos ambientais estavam: prorrogação do prazo de retificação das informações do CAR em Mato Grosso; revogação da cobrança da taxa do CAR; exigência da APF (Autorização Provisória de Funcionamento); reposição florestal; revisão dos TACs (Termo de Ajustamento de Conduta); atualização da base de imagem da Sema; Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT) e áreas de uso restrito em Mato Grosso.

 

O pleito da prorrogação para 31 de dezembro de 2018 do prazo de vigência da APF foi atendido. O documento é exigido pelos bancos públicos na concessão de limites de crédito e obtenção do crédito rural. Mas o setor ainda questiona o porquê da permanência desta exigência apenas em dois estados: Mato Grosso e Bahia.

 

Segundo o secretário da Sema, André Baby, existe a possibilidade de recuar a APF, pois o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já avançou. "Isso nos permite discutir a APF hoje", afirmou. Na oportunidade, o presidente do Sistema Famato e do Fórum Agro, Normando Corral, solicitou uma reunião com a área técnica ambiental da Famato, da Sema e dos bancos para tratar do assunto.

 

Na parte tributária os temas abordados foram o prazo de validade dos blocos de notas (AIDF); sistema de informações de notas fiscais de saída e outros documentos fiscais; a Lei 10.633/2017, que trata do crédito presumido para o feijão, e prorrogação da concessão de crédito do ICMS para a suinocultura.

 

Entre os assuntos da pauta fundiária estavam o sistema eletrônico de informações; cartografia oficial do Estado; adequações necessárias no Intermat e na sua base digital fundiária; Cadastro Nacional do Imóvel Rural (CNIR) e alienação ou concessão de títulos de terras públicas.

 

Além do governador, a reunião contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, André Baby, de Fazenda, Rogério Gallo, de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, e do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Demílson Moreira.

 

Para o presidente do Fórum Agro e do Sistema Famato, Normando Corral, a reunião foi produtiva. "Agradeço ao governador por ter atendido nossas solicitações relativas aos problemas que atrapalham o desenvolvimento de Mato Grosso. Terão mais reuniões, sem dúvidas".

 

"O Fórum Agro nos trouxe demandas que passamos para os secretários e agora estamos resolvendo quase 80% delas. Notadamente, questões burocráticas. Aqui não se gastou nem um real para se resolver essas demandas", disse o governador Pedro Taques.

 

Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, e as lideranças das entidades Aprosoja-MT, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Presidente do BNDES fala de empreendedorismo em Mato Grosso
Agronegócio de Mato Grosso entrará na pauta do senador Álvaro Dias
Seplan apresenta ao Fórum Agro MT projeto que visa ao equilíbrio de finanças
Comitiva dos Emirados Árabes Unidos busca informações do Agro de Mato Grosso
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT