Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
VTN 2018
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
08 de Jun de 2018

voltar
 
LIDERANÇA JOVEM
Projeto Futuros Produtores do Brasil incentiva a permanência de jovens no campo
Ascom Famato
 

O Sistema Famato, com a missão de manter o jovem no campo, deu início nesta semana à sexta turma do Programa Futuros Produtores do Brasil. O programa, que nasceu em 2013, abre espaço para jovens seguirem carreira profissional no campo, dando continuidade aos negócios da família.

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) têm direcionado esforços na questão de manter filhos e netos de produtores rurais nas atividades rurais das famílias. "Acreditamos que se o jovem tiver paixão pelo agro e ver na atividade oportunidades de crescimento pessoal e profissional, dificilmente ele vai largar o campo para ir para a cidade", disse o diretor de Relações Institucionais José Luiz Fidelis.

 

A nova turma de 34 pessoas é formada por filhos de produtores rurais indicados pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O programa foi dividido em quatro encontros de três dias. No conteúdo programático, preparado por uma equipe de profissionais capacitados do Senar-MT, constam palestras sobre o sistema sindical rural, desafios da formação de pessoas no campo, jovens empreendedores do agronegócio, empreendedorismo familiar, oportunidades de negócios, proatividade, sucessão familiar, agronegócio em Mato Grosso, comunicação, estruturação de projetos, entre outros.

 

Além das palestras, os jovens passarão por uma avaliação comportamental com o analista comportamental Paulo Francisco da Silva. Os jovens serão avaliados pela ferramenta Profile Analisys Tool (PAT).  

 

O primeiro encontro começou quinta-feira (07/06) e segue até o dia 09/06. O segundo está previsto para acontecer entre os dias 16 e 20 de julho, o terceiro de 23 a 25 de agosto e o quarto e último de 19 a 21 de setembro.

 

O segundo encontro terá uma programação especial, os jovens irão visitar as duas propriedades rurais destaques em inovação, premiadas na 3º edição do Prêmio Sistema Famato em Campo: Seis Amigos e Santa Amélia.

 

A Fazenda Seis Amigos que investiu na implantação de uma Usina Termoelétrica de Bioenergia está localizada no município de Tapurah. Já a Fazenda Santa Amélia, localizada no município de Campo Novo do Parecis, apostou na geração de energia solar. Na propriedade foi implantada uma estação de energia solar que gera 300 kVA - o dobro do que a propriedade necessita.

 

Além das duas vencedoras da 3º edição, o grupo vai visitar as vencedoras da 1º e 2º edição: fazenda Morena, em Campo Novo do Parecis, e Natural Beef (pecuária de corte), em Tangará da Serra. E as fazendas finalistas como a Estância Sophia, em Santo Antônio do Leverger, que se dedica à pecuária leiteira, fazenda Lucion (suinocultura completa), em Vera, e fazenda Platina (pecuária e soja), em Santa Carmem.

 

Ao fim do programa, os participantes vão apresentar os projetos “Agro Social”. "Esse projeto é desenvolvido pelos jovens durante os quatro encontros, direcionados pelo tema inovação nos sindicatos, educação voltada para o agro e melhoria na propriedade rural", explicou Fidelis durante a apresentação do sistema sindical.

 

Ao dar as boas-vindas aos jovens, o Assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, um dos pioneiros do programa Futuros Produtores do Brasil, falou da satisfação de ter acompanhado a formação de mais de 200 jovens líderes que passaram pelo projeto e que hoje fazem a diferença em várias áreas de atuação.

 

"É uma satisfação ver que um projeto que nasceu tímido, lá em 2013, tem despertado nos jovens a paixão pelo campo. Costumo dizer que esse projeto é uma mosquinha, quando ela pica, na maioria das vezes, desperta nos jovens o desejo de permanecer no campo", contou Romanini.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Mais de 20 jovens concluem o programa Futuros Produtores e recebem certificado
Últimos dias para se inscrever no 4º Prêmio Sistema Famato em Campo
Jovens do projeto Futuros Produtores do Brasil conhecem fazendas premiadas em MT
Encontro de produtores da cadeia láctea de MT é realizado em Cuiabá
 
Eventos
Cine Senar Brasnorte
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
   FWS   
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT