Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
26 de Mar de 2020

voltar
 
CORONAVÍRUS
Medidas propostas por CNA para mitigar crise são corretas, diz Normando Corral
CNA
 

São Paulo, 25/03/2020 - O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, qualificou de "corretas" as propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviadas hoje à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para mitigar os efeitos, no setor agropecuário, da pandemia de coronavírus. "É o que tem de ser feito", disse Corral ao Broadcast Agro.

Para Corral, todas as propostas enviadas pela CNA teriam de ser atendidas, "porque não dá para colocar uma escala de prioridades nessas propostas, porque elas variam em termos da necessidade de cada região", continuou. "São propostas todas adequadas e necessárias."

Ele lembra que, mesmo com a crise do coronavírus, os vencimentos das parcelas dos créditos rurais continuam a ser debitados. "O banco não precisa estar aberto para isso acontecer, mesmo que eles não atendam a novas operações (diante da recomendação de quarentena e equipes e horários reduzidos de atendimento no sistema bancário)", disse. E, com a restrição de circulação e a queda na economia, "os produtores rurais podem ter dificuldade de ter renda para pagar seus fornecedores".

Mais cedo, a CNA encaminhou várias propostas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando, entre outras coisas, a prorrogação de prazos de financiamento de custeio e investimento e garantia de acesso ao crédito para o próximo ano-safra, referente ao ciclo 2020/21. Solicitou, ainda, a prorrogação das parcelas de investimento vencidas e a vencer em 2020 e adiamento dos vencimentos de contratos de custeio por seis meses sem incidência de juros e correção monetária.

Pediu também linha de capital de giro com taxas de juros acessíveis para produtores prejudicados pela crise do coronavírus, como frutas, hortaliças e flores, carcinicultura, pecuária de leite e outros e a prorrogação da validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) vencidas e a vencer em 2020.

http://broadcast.com.br/cadernos/agro/?id=WXBJWDJKT0k3ODZYRkR3aVRWSVgxZz09

 



Fonte: Agência Estado - Tânia Rabello
 

VEJA TAMBÉM
Validades das Certidões Negativas de Débitos são prorrogadas por 90 dias
Ministério da Agricultura prorroga validade da declaração de aptidão do Pronaf por seis mese
CNA doa R$ 5 milhões para combater Coronavírus
Colaboradores trabalham em sistema de rodízio
 
Eventos
16ª EXPOBAND 2020
17ª EXPOTAPURAH
EXPORIO
NORTE SHOW
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT